Novos Pranayamas que vão Detonar sua Ansiedade

iPranayamas/i são exercícios respiratórios bastante incorporados na prática do yoga. O objetivo desses exercícios é otimizar a captação da energia vital, “prana”, pelo nosso organismo, com efeitos benéficos sobre mente e corpo.

Qualquer um pode praticar esses exercícios, contanto que reúnam condições básicas: um ambiente calmo e fresco, com iluminação confortável; meia hora livre de pressões externas e ansiedades; silêncio. Sente-se confortavelmente e feche os olhos.

Abaixo, selecionamos alguns dos mais interessantes ipranayamas/i, com efeitos variados.

A respiração vitoriosa

O iujjayi pranayama/i é uma boa maneira de praticantes iniciantes criarem consciência do percurso que o ar faz por seus corpos. A respiração vitoriosa pede que se faça um pequeno ronco com a entrada e a saída do ar pela glote e esse ruído pode ajudar na concentração no ato de respirar.

Basta sentar sobre uma almofada, de pernas cruzadas, fechar os olhos e contrair levemente a garganta. Então, vem a respiração com o pequeno ronco.

Cuidado para não exagerar no barulho, é só o suficiente para te servir de guia.

Respire fundo e vagarosamente e repita o ciclo de inspiração-expiração vinte vezes. O relaxamento virá.

A respiração solar

Embora também seja relaxante, o isúrya pranayama/i traz mais vitalidade e desperta quem o pratica. Portanto, faz mais sentido praticá-lo pela manhã, antes de realizarmos nossas atividades.

Faça uma pinça com os dedos da mão direita. É necessário bloquear a narina esquerda com o dedo indicador ou anelar e inspirar pela narina direita.

Em seguida, retenha o ar nos pulmões pela mesma quantidade de tempo da inspiração. Para evitar que o ar saia, tape ambas as narinas nesse momento.

Por fim, expire pelo lado esquerdo, tapando a narina direita. Procure eliminar o ar de seus pulmões no dobro do tempo da respiração.

O procedimento deverá ser repetido, de dez a vinte vezes. Se conseguir, dobre também o tempo de retenção de ar.